O vereador José Osnir Ronchi (PP), de Massaranduba, no Norte catarinense, passou mal na noite dessa segunda-feira (4) durante a sessão da Câmara Municipal. Ele precisou ser socorrido com urgência pelos bombeiros voluntários e foi encaminhado à UPA da cidade. O quadro de saúde é estável.
O mal-estar ocorreu por volta das 21h18. Ronchi estava prestes a recitar a lei 19.282 na tribuna, quando levou a mão ao peito e caiu em pleno plenário. A cena causou susto entre os presentes, que rapidamente acionaram o socorro.
Estado estável
Segundo os Bombeiros Voluntários de Massaranduba, o vereador sofreu um mal súbito, possivelmente relacionado a uma alteração na pressão arterial. Ele recebeu os primeiros atendimentos no local e foi encaminhado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em estado estável.
A esposa de José Ronchi, Sônia Cristina, tranquilizou a população por meio das redes sociais. “Meu esposo, vereador Ronchi, está no hospital ainda, passando por uma bateria de exames. Está bem, graças a Deus”, escreveu.
Discussão sobre segurança escolar antecedeu mal súbito
No momento em que passou mal, o vereador Ronchi discursava sobre educação e criticava a proposta de transferir recursos destinados a porteiros e seguranças para a construção de muros mais altos nas escolas da cidade. Ele questionava quem garantiria a segurança dos alunos durante as obras, já que os atuais muros, segundo ele, são baixos e fáceis de escalar. A discussão era uma resposta direta ao vereador Vitor Kulling Filho (União Brasil). Foi durante esse embate que Ronchi se exaltou e sofreu o mal súbito.