Ícone do Clima Carregando... Temperatura: ...

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em SC, casal Alckmin cumpre ritual e batiza navio de guerra com espumante no casco

Com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), a Marinha do Brasil realiza nesta sexta-feira (8), em Itajaí, no Litoral catarinense, o batismo da fragata “Jerônimo de Albuquerque”, segundo navio do Programa Fragatas Classe Tamandaré. Em cumprimento a tradição naval, a esposa do vice-presidente da República, Lu Alckmin será responsável pelo batismo da fragata na cerimônia. Ela […]

Com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), a Marinha do Brasil realiza nesta sexta-feira (8), em Itajaí, no Litoral catarinense, o batismo da fragata “Jerônimo de Albuquerque”, segundo navio do Programa Fragatas Classe Tamandaré.

Em cumprimento a tradição naval, a esposa do vice-presidente da República, Lu Alckmin será responsável pelo batismo da fragata na cerimônia. Ela quebrará uma garrafa de espumante no casco da embarcação.

A Marinha do Brasil explica que o batismo de embarcações remonta um ritual que remete às tradições de vikings, romanos, gregos e babilônios. Quando é batizado por uma madrinha, a embarcação recebe seu nome oficial.

A fragata F201 recebe o nome de “Jerônimo de Albuquerque”, em homenagem ao primeiro comandante de uma frota naval da Marinha nascido em território Brasileiro.

Nos próximos dias, o navio será lançado ao mar por uma operação chamada “load out”, que consiste na movimentação da embarcação para um dique flutuante. Em seguida é realizada a imersão controlada até o navio atingir a sua própria sustentação na água.

Segundo a Marinha, este é um procedimento complexo e, após essa etapa, a fragata será transferida para o cais até a conclusão dos acabamentos e testes necessários para, então, seguir para as provas de mar.

Participe do grupo e receba as principais notícias do Vale do Itajaí e região na palma da sua mão.

Leia mais

PUBLICIDADE