Queda da aeronave, que ocorreu na tarde de domingo (17). não foi notada imediatamente; mulher de 49 anos estava com as pernas presas no avião e teve ferimentos graves
Uma mulher de 49 anos que estava no avião de pequeno porte que caiu em Bom Retiro, na Serra catarinense, esperou mais de meia hora até a solicitação de socorro médico. O acidente ocorreu na tarde de domingo (17). Ela teve ferimentos graves e o piloto, identificado como José Germano Luchmann, morreu.
Testemunhas relataram ao Corpo de Bombeiros que o acidente não foi notado imediatamente após a queda da aeronave, o que fez com que o pedido por socorro demorasse. A mulher estava com a parte inferior do corpo encarcerada no avião.
Ela teve fratura exposta nas duas pernas, traumatismo crânio encefálico e fratura de pelve. Quando o Corpo de Bombeiros chegou no local, a mulher estava em estado de choque, com sinais vitais instáveis. Os socorristas retiraram a mulher do avião rapidamente, sem necessidade de ferramentas.
Após atendimento, a vítima foi conduzida pelo Samu ao Hospital de Bom Retiro e, em seguida, transferida para Lages. A queda teria ocorrido em pouso ou decolagem de pista localizada na propriedade vizinha. O acidente ocorreu por volta das 17h.

Queda de avião em SC: quem era o piloto que morreu no acidente
O piloto foi identificado como José Germano Luchmann, de 61 anos. Ele era empresário, sócio-proprietário do Hotel Pontal, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Além disso, era ex-presidente do Aeroclube de Santa Catarina, localizado em São José.

Modelo da aeronave
O modelo que Germano pilotava, uma aeronave Savage Cub, se destaca pela capacidade de operar em pistas curtas e não pavimentadas, sendo popular entre pilotos que buscam aventura e contato com a natureza.
A categoria de registro do avião é classificado como de “construção amadora”, com situação de aeronavegabilidade considerada normal. Conforme a Anac, o peso máximo de decolagem é de 600 quilos.