Os últimos dias de 2025 serão marcados por tempestades severas e chuvas persistentes, que devem se estender até o Ano-Novo.
Segundo o Meteored, uma onda de calor se formou sobre o Sudeste do Brasil na última semana e segue influenciando as condições do tempo.
Até esta terça-feira (30), a chamada “bolha de calor” deve se deslocar em direção ao Norte do país, atingindo com maior intensidade Minas Gerais e o Espírito Santo, além de áreas do Nordeste. De acordo com o Índice de Previsão Extrema, as temperaturas podem chegar a 40°C em alguns municípios dessas regiões.
Com isso, tanto os últimos dias de 2025 quanto a primeira semana de 2026 devem registrar calor acima da média em praticamente todo o território brasileiro.
Frente fria pode trazer tempestades severas
O deslocamento da bolha de calor está associado ao avanço de uma frente fria, que deve provocar tempestades severas em estados do Centro-Sul nos próximos dias. O sistema frontal começou a organizar a circulação de ventos e umidade sobre o país ao longo do fim de semana.
No sábado (27), a previsão indicava a formação de tempestades localizadas com maior abrangência no estado de São Paulo. Já no domingo (28), o fenômeno deveria alcançar grande parte de Goiás e do Mato Grosso do Sul, estados que vinham sendo afetados pela onda de calor.
As projeções de nebulosidade e chuva para o fim da quarta-feira (31) indicam condições favoráveis para pancadas de chuva em diversas regiões do país durante a virada do ano. As tempestades mais intensas devem se concentrar sobre o Paraná e o Mato Grosso do Sul.
Também há risco de chuva no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, em praticamente todo o Centro-Oeste, grande parte da Região Norte e no Extremo Oeste do Nordeste. A recomendação é evitar áreas de risco.

