A Prefeitura de Ascurra garantiu, junto ao Governo do Estado de Santa Catarina, a liberação de uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), assegurando a continuidade e o fortalecimento dos atendimentos de urgência e emergência prestados à população de Ascurra, Rodeio e Apiúna.
A articulação ocorreu na manhã desta segunda-feira, logo após o incidente envolvendo uma equipe do SAMU. De forma imediata, o município entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde para relatar o ocorrido e solicitar apoio emergencial. A mobilização contou com a atuação direta da secretária municipal de Saúde, Franciele Borgesão, e do prefeito Arão Josino.
Em diálogo com o diretor do SAMU Estadual, Dionísio Medeiros, com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e com o governador Jorginho Mello, o Governo do Estado garantiu o envio de uma nova ambulância para a base que atende os três municípios. O veículo já está 100% equipado e devidamente plotado, restando apenas a finalização de trâmites burocráticos para que seja liberado e entre em operação nos próximos dias.
“Repudiamos qualquer forma de violência contra os profissionais de saúde, que atuam diariamente para salvar vidas e atender a população. As providências já foram adotadas para garantir a continuidade do atendimento. Até a chegada da nova ambulância, prevista para terça-feira, os atendimentos seguirão sendo realizados por uma ambulância branca”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Enquanto a nova ambulância não é entregue, o prefeito Arão Josino determinou que uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Ascurra seja utilizada como reserva, garantindo que nenhum atendimento seja interrompido.
A ambulância envolvida no acidente passará por vistoria técnica para avaliação dos danos. Ainda não há confirmação se o veículo teve perda total ou se poderá ser recuperado. Caso seja constatada a perda total, o valor do seguro será destinado à aquisição de uma ambulância reserva. Se houver possibilidade de conserto, o município arcará com a franquia e manterá o veículo recuperado como reserva para o SAMU.
A nova ambulância garantida junto ao Governo do Estado permanecerá de forma definitiva na base, reforçando a estrutura do serviço e a segurança das equipes, além de assegurar mais qualidade e agilidade no atendimento à população.

