A atuação de um ciclone extratropical na costa catarinense deixou diversas cidades em estado de alerta. No Extremo Sul, as prefeituras de Praia Grande, Balneário Gaivota, São João do Sul e Sombrio emitiram aviso suspendendo as aulas da rede municipal no período da tarde e noite desta sexta-feira (7), enquanto Passo de Torres optou por suspender as atividades em todos os turnos.
De acordo com a Defesa Civil, as instabilidades começam a se formar pela manhã nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas é durante a tarde que as tempestades devem ganhar força, principalmente nas regiões Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

“O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas. Durante os temporais, as rajadas de vento podem superar os 80 km/h e a chuva pode ser intensa em curtos períodos de tempo”, alerta a Defesa Civil.
Na região da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna), também são esperados temporais com ventos intensos e chuva volumosa, e não está descartada a queda de granizo.
São esperadas intensas rajadas de vento com velocidade entre 70 e 90 km por hora, podendo ser ultrapassadas em alguns momentos. Ainda por conta da atuação desse sistema, o mar fica muito agitado no Litoral Sul com ondas que podem chegar entre 4 e 4,5 metros, podendo gerar erosões costeiras e alagamentos costeiros nas áreas mais suscetíveis”, afirma o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil da Amurel, Jeferson da Silva.
- Durante os temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes, evite transitar e/ou abrigar-se próximo a árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

