A Defesa Civil de Criciúma já começou a atender ocorrências de quedas de árvores em decorrência das fortes rajadas de vento que atingiram o Sul de Santa Catarina nesta segunda-feira (28). Um ciclone extratropical avança na região.
No início da tarde, agentes da prefeitura estiveram no bairro Cristo Redentor, na rua Maria Salete de Oliveira, para remover uma árvore que atingiu o muro de uma residência. Ninguém se feriu.
Ciclone no Sul de SC preocupa autoridades
Em entrevista à NDTV RECORD, o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, informou que situação deve ficar mais crítica, a partir das 15h, com as rajadas variando entre 75 a 80 km/h.

“Essa ocorrência que estamos atendendo é de uma árvore de grande porte que caiu por conta dos ventos fortes, que já estavam previstos. Além disso, viemos de um dia de chuva, então o solo continua um pouco encharcado, contribuindo ainda mais para essa questão”, explicou.
Moradores do bairro Santa Bárbara também já acionaram a Defesa Civil. Gomes alertou para que os cidadãos tomem cuidado com a fiação elétrica, que acaba comprometida em alguns casos.
“Algumas pessoas estão atravessando as árvores caídas e colocando a mão na fiação elétrica, algo que não pode acontecer. Por mais que a árvore caia em cima da rede, nem sempre ela desarma, então há risco de choque”, frisou.

Prefeitura alerta para cuidados com o avanço de ciclone no Sul de SC
Em nota, a Prefeitura de Criciúma orientou as pessoas a buscarem abrigos seguros, protegerem animais domésticos e se manterem longe de árvores, da rede elétrica ou de qualquer tipo de estrutura que possa ser arremessada, como telhados frágeis e armações metálicas.
Em caso de ocorrências, a Defesa Civil pode ser acionada pela Central 199 ou no número de plantão: (48) 99162-9006. O Corpo de Bombeiros Militar também está disponível no telefone 193.