Frasco com dez doses da CoronaVac desapareceu no dia 10 de março de um posto de saúde em Apiúna, no Vale do Itajaí

A Polícia Civil concluiu na última sexta-feira (7) o inquérito que apurou o sumiço de um frasco com dez doses da vacina CoronaVac, em Apiúna, no Vale do Itajaí. O caso aconteceu no último dia 10 de março.

De acordo com o delegado Filipe Martins, a falta de organização no posto de saúde impediu a Polícia Civil de chegar a uma conclusão se, de fato, houve crime de furto.
Segundo Martins, imagens do corredor de acesso à sala de refrigeração e à sala de imunização foram analisadas e funcionários da unidade prestaram depoimento, mas ninguém teria visto o furto ou assumido a responsabilidade pelo sumiço das doses.

Ainda segundo a investigação da Polícia Civil, a sala onde os imunizantes eram armazenados não possuía câmera de monitoramento ou sistema de segurança. Também não havia controle de acesso.

“Funcionava na base da confiança, sem segurança ou controle. Infelizmente não conseguimos concluir se houve crime ou se o frasco foi quebrado ou extraviado”, disse o delegado Filipe Martins.

Falha na gestão
Embora o inquérito não tenha indiciado ninguém pela sumiço do frasco da CoronaVac, a Polícia Civil sinalizou ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) a falta de organização e prevenção no posto de saúde.
O órgão agora pode abrir uma representação para verificar se houve falha na gestão do local e recomendar uma possível punição administrativa aos responsáveis.

O que diz a prefeitura
O prefeito de Apiúna, Marcelo Doutel da Silva, disse à reportagem do ND+ que após o ocorrido a segurança do local onde as vacinas são armazenadas foi reforçada.

Segundo ele, foram instaladas câmeras no interior da sala de refrigeração e o acesso ao local foi limitado a poucos funcionários.

O prefeito também informou o próprio município foi quem acionou a polícia e que um procedimento administrativo interno para apurar o caso está em andamento. Marcelo Doutel da Silva disse que aguarda o parecer do MP para concluir o processo.

FONTE: ND+

Comentários


Acompanhe a Vale Regional!

✅ Grupo WhatsApp: https://abre.ai/grupovale06
✅ Instagram: https://abre.ai/valeregionalnosinsta
✅ Facebook: https://abre.ai/valeregionalnofacebook
✅ Twiter: https://abre.ai/twitervaleregional

Vale Regional - Notícia em Tempo Real!