O Hospital Santa Isabel (HSI) é o primeiro hospital catarinense a receber o Selo e Certificação da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que certifica o hospital e a enfermagem a partir de cinco dimensões do Programa Nacional da Qualidade do Cofen.

Essas cinco dimensões são: estrutura organizacional, ações gerenciais e operacionais, segurança do cliente, infraestrutura e gestão de pessoas.

O HSI recebeu a pontuação de 97,79%. Além de ser o primeiro de Santa Catarina, também é o primeiro do Brasil a ser certificado durante a pandemia da Covid-19 e possui a segunda maior nota na avaliação do país.

A Gerente assistencial do hospital, Marcia Regina Fidauza, afirma que o selo significa muito para os profissionais. “É o autorreconhecimento que vem validar a qualidade e segurança do cuidado destinado aos pacientes durante os 365 dias do ano. A conquista é uma motivação para os nossos colaboradores da Enfermagem”, declara.

Apresentado na última quinta-feira, 25, o prêmio foi muito bem recebida pelos profissionais de enfermagem, que se emocionaram.

“Centenas de profissionais se dedicam diariamente em prol do paciente. Durante a pandemia, vimos a coragem e comprometimento de cada um. O selo e certificação da qualidade do Cofen é uma conquista que só enaltece o trabalho dos profissionais da enfermagem do Hospital Santa Isabel”, declara Juliano Petters, Diretor executivo do HSI.

O hospital conquistou nota máxima em vários quesitos, como: planejamento estratégico, modelo assistencial de enfermagem, políticas do serviço de enfermagem, humanização, ações comunitárias e sociais, gestão de riscos, danos, incidentes e eventos adversos, preservação do meio ambiente e sustentabilidade, protocolos de segurança, mobiliários, equipamentos e insumos, desenvolvimento profissional, foco no cliente, processo de comunicação, instrução normativa de trabalho, comissões, acervos documentais, interação entre os serviços e as outras áreas da instituição, dos serviços de saúde e gestão orçamentária.

Dirceu Rodrigues Dias, Diretor de operações do Hospital Santa Isabel, parabenizou os profissionais de enfermagem pela certificação. “Temos trilhado um caminho gratificante nos últimos anos. Nossa capacidade foi testada durante a pandemia e pudemos observar o quão preparada nossas equipes estão. Esse é o reflexo da Missão da Rede Santa Catarina: acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida”, complementa.

Sobre o Hospital Santa Isabel

Integrante da Rede Santa Catarina, o Hospital Santa Isabel, conta com aproximadamente 1,2 mil colaboradores e 300 médicos no Corpo Clínico, que atendem cerca de 50 especialidades médicas. São mais de 260 leitos, incluindo os da UTI Coronariana e UTI Geral.

O Serviço de Emergência da Unidade atende toda a região do Médio Vale do Itajaí. Com média de 13 mil internações por ano, mantém o percentual de 74% de seus atendimentos pelo SUS. Além disso, conta com a Maternidade Bertha Louise, que é equipada para atender as gestantes.

Fonte: O Municipio

Comentários