Ícone do Clima Carregando... Temperatura: ...

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Menino morre após atendimento em unidade de saúde em Itajaí; família denuncia negligência

Uma criança, de 7 anos, morreu em Itajaí após sofrer uma parada cardiorrespiratória. O caso aconteceu depois do menino Luis Ricardo Lima dos Santos ser atendido e ganhar alta no CIS (Centro Integrado de Saúde). A família aponta que houve negligência nos protocolos adotados pela equipe de atendimento na criança, que havia histórico de problemas no intestino. […]

Uma criança, de 7 anos, morreu em Itajaí após sofrer uma parada cardiorrespiratória. O caso aconteceu depois do menino Luis Ricardo Lima dos Santos ser atendido e ganhar alta no CIS (Centro Integrado de Saúde).

A família aponta que houve negligência nos protocolos adotados pela equipe de atendimento na criança, que havia histórico de problemas no intestino. A prefeitura instaurou um processo administrativo para apurar o caso.

Segundo a administração municipal, trata-se de um procedimento padrão, adotado com o objetivo de esclarecer todos os aspectos do caso, sem qualquer pré-julgamento dos profissionais envolvidos.

Durante o período de investigação, a profissional responsável ficará afastada de suas funções por até 30 dias, com a possibilidade de prorrogação.

Família conta como foi atendimento

Na internet, a família lamentou a morte da criança e contou que procurou a unidade de saúde durante a manhã do dia 28 de outubro. A avó relatou que trocou a fralda de Luís Ricardo e percebeu que o menino se queixava de dor.

Em entrevista ao ND Mais, o tio Willian Ricardo Pranger Lima relatou que deixou a mãe e o sobrinho na porta da unidade de saúde por volta das 7h30. Segundo ele, a mãe informou, por mensagens de WhatsApp, que o menino foi atendido pela pediatra por volta das 9h e desmaiou no momento em que recebeu a medicação. Ainda conforme o relato, a criança precisou receber soro porque estava muito fraca.

“Como a doutora já conhecia ele, não falaram nada. Só olharam e viram que ele estava todo cagadinho. Já botaram na cabeça que era uma diarreia ou uma virose. Mas o guri tinha problemas no intestino e a médica sabia. Como é que vai ser virose ou diarreia?”, questionou.

Menino morre após atendimento em unidade de saúde

Por volta das 12h, o menino foi liberado e levado para casa no bairro Cordeiros pela avó. Durante o dia, ele ficou quieto por conta da fraqueza e da medicação e durante a noite dormiu pouco por causa da dor.

Na manhã do dia 29 de outubro, a avó foi trocar fralda do garoto, mas percebeu que a cama toda estava com fezes e havia um muito forte.

“Meu pai chamou pelo Ricardo, mas ele não respondeu e acabou encontrando ele caído no chão. Eu acordei com os berros da minha mãe e vi o meu pai dando os primeiros socorros. Nós pegamos ele nos braços e levamos até os bombeiros. Eles fizeram de tudo para salvar o Ricardo, mas já tinha dado a primeira parada cardíaca em casa já fazia 10 minutos. Ele estava mortinho. Tentaram reanimar ele, mas não teve volta”, narrou o tio. A família registrou um boletim de ocorrência.

Investigação

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí se solidarizou com a morte do menino e abriu uma investigação.

“O pequeno foi atendido prontamente por uma médica pediatra experiente, efetiva com mais de 20 anos de experiência na rede e que seguiu rigorosamente os protocolos institucionais, dedicando-se integralmente ao seu cuidado. Em situações tão delicadas, a secretaria compreende a necessidade de total clareza e que a complexidade do ocorrido seja plenamente compreendida, respeitando o profissionalismo de nossos colaboradores e a dor da família”, frisa a nota.

FONTE DA MATÉRIA: https://ndmais.com.br/saude/menino-morre-apos-atendimento-itajai/

Participe do grupo e receba as principais notícias do Vale do Itajaí e região na palma da sua mão.

Leia mais

PUBLICIDADE