O Procon de Santa Catarina notificou a empresa Apple Computer Brasil após tomar conhecimento de que a mesma havia parado de fornecer o carregador e adaptador de tomada em seus novos aparelhos comercializados em todo o país. Para o órgão, está prática é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor, já que exige dele vantagem manifestamente excessiva.
 
Apesar da explicação da empresa  de que o objetivo é reduzir os danos ambientais com o descarte de equipamentos antigos, o Procon SC entende que, ao comprar um novo aparelho, o consumidor tem a expectativa de que não só o iPhone apresentará melhor performance, como também o adaptador de energia, visto que o dispositivo é peça essencial para o uso do produto.

Por estes motivos, o órgão exige que a Apple informe aos consumidores quais as alternativas para carregar o novo aparelho adquirido, qual a estimativa de tempo para o carregamento e que especifique claramente qual a garantia de cada um dos itens.

“Não faz o menor sentido a empresa parar de fornecer o carregador para reduzir danos ambientais sem oferecer um plano de ação para que isto, de fato, aconteça. Nem parar de fornecer estes acessórios, comprometendo a funcionalidade do smartphone”, explica o diretor do PROCON SC, Tiago Silva.

A Apple computer Brasil tem 48 horas para apresentar seus argumentos. Em caso de descumprimento ela poderá sofrer sanções administrativas e ser enquadrada pelo crime de desobediência.

Fonte: Procon SC

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