Meteorologista afirma que “anomalias” estão acima do esperado para o mês de agosto; ventos podem chegar a 70 km/h em algumas regiões

Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, o calor deve permanecer até o fim de semana, quando o frio volta “discreto”. No entanto, na próxima semana o calor retorna e será frio, porém menos, até o fim de agosto.

“Até sexta serão dias bem quentes e ensolaradas, com nevoeiros no Litoral, mas sem quebra de recorde nas temperaturas. Pode ter mínimas muito altas em algumas regiões isoladas do Estado, como no Oeste”, ressalta Martins.

Os períodos muito quentes no inverno são considerados anomalias, explica o meteorologista. “Invariavelmente todos os eventos se repetem. A gente já teve inúmeros invernos menos frios e chuvosos, e menos frios e secos, por exemplo.” Esses episódios, portanto, são comuns”, diz.

Mas se engana quem acredita que o inverno está “quente” em Santa Catarina. Pode-se falar em “menos frio” durante alguns períodos, mas ao fazer uma média das temperaturas dos últimos 45 dias, é muito frio. “Não é porque tem um dia acima de 30°C que torna o inverno quente”, reitera o especialista.

No entanto, os níveis de umidade devem ficar abaixo dos 25% no Oeste e Litoral Sul. Assim, o órgão chama atenção para redobrar os cuidados de hidratação ao longo do dia.

Defesa Civil alerta para ventos fortes nesta sexta

Na quinta-feira (19), a sensação é de calor intenso, especialmente entre o Extremo-Oeste e Litoral Sul, onde as máximas podem passar de 35°C. Nas demais regiões, variam entre 25°C e 31°C.  Os níveis de umidade também estarão abaixo de 20%.

Na sexta-feira (20), as máximas passam de 35°C no Litoral Sul e Litoral Norte, variam entre 28°C e 33°C nas demais regiões, exceto no Planalto Sul.

O órgão estadual alerta para risco moderado a alto de ocorrências associadas aos ventos fortes, ondem as rajadas podem chegar a 70 km/h entre o Oeste e Sul do Estado.

Comentários


Acompanhe a Vale Regional!

✅ Grupo WhatsApp: https://abre.ai/grupovale06
✅ Instagram: https://abre.ai/valeregionalnosinsta
✅ Facebook: https://abre.ai/valeregionalnofacebook
✅ Twiter: https://abre.ai/twitervaleregional

Vale Regional - Notícia em Tempo Real!