Dezesseis cães foram encontrados abandonados em uma casa de Balneário Piçarras, Litoral Norte de Santa Catarina, em condições insalubres e com grave desnutrição. A fome chegou a provocar um ato de canibalismo. A cena foi descoberta nesta quinta-feira (30) pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR).
Conforme o GOR, a situação ocorreu após a morte de um dos tutores dos animais. Os cães estavam sem qualquer fonte de alimento, água ou cuidados básicos. Este caso veio a tona após denúncias e vídeos enviados por vizinhos, também chegaram ao conhecimento do Fundo Municipal de Bem-Estar Animal (Fumbea).
Abandono e canibalismo
Ao chegarem ao local, as equipes do GOR constataram um cenário de abandono extremo. O imóvel estava repleto de fezes, apresentava um forte odor de urina e o ambiente era escuro. A gravidade da situação foi confirmada pela descoberta mais trágica, um dos animais havia sido morto e parcialmente devorado pelos demais.
De acordo com a organização, o ato foi causado pela fome desesperada dos cães. A operação de resgate foi acompanhada pela Polícia Militar e por fiscais de posturas do município. Após a autuação no local, os 16 cães foram resgatados.

Resgate e implicações legais
Os animais foram encaminhados para a base do GOR, onde receberam os cuidados emergenciais, incluindo atendimento veterinário, alimentação e abrigo. O corpo do animal que veio a óbito foi recolhido e teve uma destinação adequada.
A outra tutora, supostamente responsável pelos cães, foi identificada e responderá judicialmente. Ela poderá ser responsabilizada pelo crime de maus-tratos, tipificado no Art. 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Porém, devido ao estado de saúde, ela responderá em liberdade. O GOR, por fim, reforçou a importância da denúncia de maus-tratos, destacando que qualquer cidadão pode contribuir para salvar vidas ao acionar as autoridades competentes.




