O ex-presidente da República Jair Bolsonaro participa de reunião do PL nesta segunda-feira (21) para discutir estratégias do partido quanto à decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, que colocou tornozeleira eletrônica em Bolsonaro. Na sua chegada ao Congresso Nacional, Jair Bolsonaro foi recebido sob gritos de mito, liberdade e justiça, além de aplausos de mais de um minuto e oração.
Na última semana, o ministro Alexandre de Moraes proferiu decisões que desagradaram a oposição. A primeira foi em relação à questão do aumento do IOF, em que Moraes entendeu a constitucionalidade da medida do governo. Na sexta-feira, o magistrado determinou medidas cautelares contra Bolsonaro por entender haver risco de fuga do país do ex-presidente, que responde por mais de um processo na Suprema Corte.
Jair Bolsonaro participa de reunião do PL para traçar estratégia
Além da possibilidade de prisão discutida no STF, o Partido Liberal busca unificar a estratégia frente ao aumento da tarifa comercial anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que passará a ser de 50% sobre os produtos brasileiros a partir de agosto.
A atuação do filho de Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nos Estados Unidos, pedindo sanções contra os ministros da Suprema Corte virou tema de divergência dentro do campo político conservador. Na semana passada, Eduardo chegou a discutir com o governador de São Paulo, Tarciso Freitas (Republicanos-SP), sobre os posicionamentos do possível presidenciável em 2026.

Na ocasião, Tarciso buscava diálogo com os EUA para impedir o aumento da taxa, que afetará sobremaneira o estado de São Paulo, principalmente nos setores de agropecuária e indústria. Considerando decisões de Moraes, aumento da tarifa e eleições de 2026, Jair Bolsonaro participa de reunião do PL.
Pausa no recesso parlamentar
Os parlamentares entraram em recesso na última semana, com retorno previsto em agosto. No entanto, com a notícia das medidas cautelares contra Jair Bolsonaro, a oposição organizou uma entrevista coletiva ainda na sexta-feira (18).

Na ocasião, parlamentares condenaram a decisão de Moraes. Além disso, Damares afirmou que Michelle seria a sucessora do marido, deputado pediu apoio para golpe militar e comunicaram que Jair Bolsonaro participa da reunião do PL nesta segunda-feira.
Com isso, parlamentares voaram de volta de seus estados para o Congresso Nacional, como o caso do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Em vídeo gravado ao lado da liderança do partido na Câmara, Sóstenes Calvalcanti (RJ).