Um pescador de 36 anos foi resgatado com vida nesta terça-feira (13) após sobreviver a um naufrágio no mar de São Francisco do Sul (SC), no Litoral Norte catarinense, ao se segurar em uma porta de geladeira flutuante durante horas à deriva.
O acidente ocorreu no final da tarde de segunda-feira (12), quando a embarcação Santa Luzia III, em que o homem estava com o pai, de 54 anos, naufragou no alto-mar, a cerca de 9 km de distância da Praia do Ervino.
Por horas, ele permaneceu agarrado à porta de geladeira — usada como flutuador improvisado — até ser localizado na manhã desta terça-feira pelo helicóptero Águia 01, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), nas proximidades das Ilhas Tamboretes, ponto de navegação no litoral norte.
O resgate foi realizado com o uso de uma puça, equipamento de içamento utilizado para retirar vítimas da água com segurança, e o pescador foi conduzido consciente ao Hospital Nossa Senhora das Graças, em São Francisco do Sul, onde recebeu atendimento médico.
O pai do pescador segue desaparecido desde o naufrágio. Ao longo desta terça-feira, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina continuaram as buscas, mobilizando quatro embarcações de salvamento e apoio aéreo do helicóptero Águia, na tentativa de localizar o homem ou outros vestígios no mar.
Até o momento, as circunstâncias que levaram ao naufrágio ainda não foram detalhadas oficialmente pelas autoridades marítimas, que devem conduzir investigações para apurar as causas do acidente.

